Capitão América

Captain America (Capitão América), o super-herói da banda desenhada, apareceu nos Estados Unidos da América (EUA), no número inaugural da revista Captain America, de março de 1941, sendo seus criadores Joe Simon (argumento) e Jack Kirby (desenho).
Quando os EUA se preparavam para entrar na Segunda Guerra Mundial, Steve Rogers apresentou-se para servir o Exército do seu país, mas foi considerado inapto pela sua débil constituição física. Acabou por servir de cobaia para uma experiência secreta feita pelo Dr. Erskine para o Exército, de modo a criar super-soldados com um soro que desenvolvia as potencialidades físicas e intelectuais. Deste modo, o frágil Steve Rogers foi "transformado" no potente Capitão América. Com a morte do Dr. Erskine, vitimado por um atentado nazi, desapareceu também a fórmula do soro que só ele conhecia.
Vestido com as cores da bandeira nacional dos EUA, com uma estrela branca ao peito e um "A" de América na cabeça, faz-se acompanhar por um escudo de titânio que utiliza de 1001 maneiras. Entrou em ação quando se dirigiu para a Europa, combatendo o mal personificado pelo exército nazi. Acabada a Segunda Guerra Mundial em 1945, Red Skull tornou-se num dos seus principais inimigos, entre outros que põem em causa a liberdade e a justiça.
Durante algum tempo, o Capitão América contou com o auxílio do seu fiel amigo Bucky Barnes, que acabou por morrer durante uma missão.
Joe Simon e Jack Kirby animaram a personagem durante o seu primeiro ano de publicação, seguindo-se Bill Finger, Stan Lee, Otto Binder, Al Avison, Syd Shores e Vince Alascia que foram os seus autores até 1950, ano em que a série foi suspensa.
Reapareceu pontualmente em 1953 e em 1954, regressando de vez em 1964, com os argumentistas da Marvel, a sua editora, a colocarem uma equipa de super-heróis, The Avengers, a encontrá-lo congelado no Ártico.
Em 1968 já apareceu de novo com a sua própria revista, animado por Stan Lee no argumento e Jack Kirby no desenho, a que se seguiram James Steranko, Gil Kane, Roy Thomas, John Byrne, entre outros autores.
O Capitão América foi adaptado para um seriado televisivo em 1944 e para uma longa-metragem realizada em 1990 por Albert Puyn, sem esquecer os filmes animados.
Como referenciar: Capitão América in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 12:39:46]. Disponível na Internet: