Caprifoliáceas

Família de dicotiledóneas que se distribui por 36 géneros. Inclui espécies herbáceas, arbustivas, arbóreas e trepadoras lenhosas.
As Caprifoliáceas (Caprifoliaceae) estão bem representadas nas regiões temperadas do hemisfério norte e em parte da América do Sul e na Oceânia. São abundantes em África.
As folhas são opostas, simples ou compostas, inteiras ou recortadas, peninérveas. As flores são bilaterais e hermafroditas, associadas em cachos ou panículas. O cálice é gamossépalo, geralmente com cinco sépalas, e pequeno. A corola é, normalmente, gamopétala com cinco pétalas, actinomorfa ou bilobada. Os estames são geralmente em número de cinco, soldados pelo tubo. Normalmente, com dois a cinco carpelos soldados e ovário ínfero, com um ou mais óvulos em cada lóculo. As espécies de Caprifoliáceas produzem néctar.
O fruto pode ser uma baga, drupa, cápsula ou aquénio.
Várias espécies de Caprifoliáceas são utilizadas como plantas ornamentais. A madressilva, por exemplo, pertence a esta família.
Como referenciar: Caprifoliáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-26 22:37:01]. Disponível na Internet: