carbono

O carbono (C) é um elemento químico não metálico que se localiza no grupo 14 e período 2 da Tabela Periódica.
Este possui número atómico 6 e massa atómica 12,0107.
Este elemento encontra-se no estado livre (diamante e grafite) e em combinação com outros elementos (rochas carbonatadas, no reino vegetal e animal, no ar e na água), sendo o componente essencial de toda a matéria viva. O carbono sob a forma de diamante e grafite é conhecido desde antes de Cristo (Pré-História).
Em 1917, foi descoberta por cientistas soviéticos uma terceira modificação cristalina do carbono, a que se deu o nome de carbino.
O nome carbono deriva do latim carbo que significa carvão.
A importância do carbono reside no facto de apenas este possuir a propriedade de se ligar consigo mesmo e de formar moléculas em cadeias mais ou menos longas, mas também de se poder ligar a quase todos os outros elementos, metálicos e não metálicos, originando uma grande variedade de compostos com as mais diversas propriedades físico-químicas.
Conhecem-se hoje, aproximadamente, três milhões de compostos diferentes de carbono. Como estes compostos apresentam características comuns, é possível agrupá-los em grupos característicos. A cada grupo corresponde um certo agrupamento de átomos, característico do grupo, e que é em grande parte responsável pelas propriedades químicas e físicas dos compostos.
Os compostos de carbono têm algumas características comuns: geralmente não são tão resistentes às variações de temperatura como os compostos de outros elementos. Se se aquecerem em corrente de ar, queimam-se e formam exclusivamente dióxido de carbono (CO2) e água.
Por decomposição de compostos orgânicos na ausência do ar ou sendo este insuficiente, obtém-se uma modificação amorfa de carbono, da qual existem algumas variedades, como, por exemplo, o coque, o negro de fumo, o carvão de sangue, o carvão animal e o carvão de ossos. Estas formas têm um grande poder de absorção devido à sua grande superfície.
O negro de fumo utiliza-se no fabrico de tintas para impressão, na tinta da china e na indústria da borracha.
O carvão utiliza-se para produção de aço e o carvão de lenha na refinação do açúcar.
Como referenciar: carbono in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-25 05:00:55]. Disponível na Internet: