cardinho-das-almorreimas

Designação vulgar de plantas herbáceas do género Centaurea e da família das Asteráceas.
A cardinho-das-almorreimas Centaurea pullata, também conhecida por centáurea-parda e padre-nosso, é uma planta terrestre anual, cujo comprimento do caule pode variar entre os cinco e 45 centímetros. O caule é folhoso até ao capítulo.
As folhas são, em geral, ásperas, alternas, sendo as folhas basilares arrosetadas, oblongas e pecioladas, as caulinares penatissetas e as distais são penatilobadas raramente inteiras. As flores, púrpuras-azuladas, raramente brancas, dispõem-se em capítulos com três a cinco milímetros de diâmetro. São mais evidentes e mais compridas as flores marginais do que as do disco. As brácteas médias apresentam um espinho fino e recurvado. A floração ocorre entre fevereiro e agosto.
Os frutos são aquénios acastanhados ou acinzentados, com papilho escarioso.
O cardinho-das-almorreimas é uma espécie ruderal, encontrando-se também em terrenos incultos. Em Portugal, distribui-se essencialmente no centro e no sul.
Como referenciar: cardinho-das-almorreimas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 01:59:47]. Disponível na Internet: