carga elétrica

A carga elétrica consiste na quantidade de cargas elétricas elementares que existem no interior de um corpo. Existem dois tipos de cargas, positivas e negativas, que se podem compensar, originando corpos eletricamente neutros, isto é, com igual quantidade de cargas positivas e negativas. Duas partículas que possuam cargas iguais (ambas positivas ou ambas negativas) interatuam por repulsão uma à outra. Duas partículas com cargas diferentes (uma positiva e outra negativa) interatuam por atração uma à outra. A intensidade da interação é determinada pela lei de Coulomb.
A unidade natural de carga negativa é a carga de um eletrão, a qual é igual mas de efeito contrário à carga positiva do protão. A unidade de carga elétrica é o coulomb. A carga elétrica pode-se determinar a partir da força exercida sobre outra carga do mesmo tipo.
A carga elétrica pode ser também gerada por transformação química e surge como um excesso de eletrões (carga negativa) ou como uma deficiência de eletrões (carga positiva) numa substância.
Um fluxo de partículas carregadas, especialmente um fluxo de eletrões, constitui uma corrente elétrica.
Como referenciar: carga elétrica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-19 01:39:17]. Disponível na Internet: