Caricáceas

Família de dicotiledóneas, geralmente dioicas, que se distribui por quatro géneros e cerca de 55 espécies. As plantas desta família são pequenas árvores, arbustos ou, muito raramente, ervas. Apresentam vasos lactíferos.
As Caricáceas (Caricaceae) são originárias das zonas tropicais e subtropicais da América e África.
As folhas são alternas, simples ou compostas, estão dispostas em espiral na extremidade do caule ou dos ramos, são grandes, em geral palminérveas e palmatilobadas a digitadas. As estípulas são, normalmente, nulas. As flores são regulares unissexuadas, raramente hermafroditas. Dispõem-se em inflorescências axilares solitárias ou em cimeiras. O perianto possui cálice e corola tubulosos. Os estames são, geralmente, em número de cinco ou dez e dispõem-se em um ou dois verticilos com antenas biloculares com deiscência longitudinal. O gineceu apresenta cinco carpelos. O ovário é súpero, normalmente com um ou cinco lóculos, e com numerosos óvulos por lóculo.
O fruto é uma baga.
Pertence a esta família a espécie Carica papaya, conhecida popularmente por papaeira, papaia, mamoeiro ou mamão. Esta espécie é muito cultivada, pelos seus frutos, em todas as regiões tropicais.
Como referenciar: Caricáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-01 23:23:18]. Disponível na Internet: