Cass Gilbert

Arquiteto americano, Cass Gilbert nasceu em 1859, Zanesville, Ohio, e morreu em 1934, em Brockenhurst, Inglaterra.
Tendo-se formado no Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.), trabalhou primeiro numa grande empresa de arquitetos, mas cedo se estabeleceu por conta própria quando ganhou o concurso para a conceção do edifício da Alfândega Americana em Nova Iorque (1899). Foi um conceituado arquiteto na sua época e considerado o pai dos modernos "arranha-céus", sobretudo depois de ter concebido o edifício Woolworth em Nova Iorque (1908-13), que, com 60 andares, foi durante algum tempo o mais alto de sempre, tornando-se um modelo para os edifícios comerciais nova-iorquinos do início do século.
Dominando um estilo monumental e utilizando elementos góticos e clássicos, que ainda tinham grande aceitação do público na época, concebeu numerosos edifícios federais de importância institucional, como é o caso da Câmara do Comércio dos Estados Unidos, do Supremo Tribunal ou de várias sedes de governo estadual.
Recebeu numerosas condecorações, entre as quais a nomeação presidencial para o Conselho Nacional de Belas-Artes e a Legião de Honra Francesa.
Como referenciar: Cass Gilbert in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 04:54:21]. Disponível na Internet: