Castellón

Província da Espanha oriental integrada na Comunidade Autónoma Valenciana e com a capital na cidade de Castellón de la Plana. Faz fronteira com as seguintes províncias: Tarragona a nordeste, Teruel a norte e oeste, Valência a sul; é banhada pelo mar Mediterrâneo a este.
Tem uma superfície de 6 632 km2. A população absoluta da província de Castellón é de 559 761 habitantes o que equivale a 1,25% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 84,4 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006). A província de Castellón é a segunda província mais montanhosa de Espanha. É aí que se localiza o monte Penyagolosa com 1813 metros de altitude e ainda a Tinença de Benifassà, espaço natural muito acidentado de grande interesse paisagístico com uma variada fauna e flora.
O clima é mediterrâneo, com invernos amenos e Estios quentes e luminosos.
As aldeias da costa são mais povoadas e atraem mais os visitantes do que o interior que se vai despovoando. Contudo, as florestas, os rios e os montes podem vir a ser locais de interesse com inúmeras potencialidades para o turismo rural ativo e ecológico, setor que tem tido cada vez mais adeptos para aqueles que desejam passar as férias em contacto com a natureza e partilhar das atividades do mundo rural.
Como referenciar: Castellón in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 03:12:31]. Disponível na Internet: