catalpa

Designação comum de plantas arbóreas do género Catalpa e da família das Bigoniáceas.
A catalpa Catalpa bignonioides, também comummente conhecida por árvore-das-trombetas, é uma árvore caducifólia, que pode atingir cerca de 20 metros de altura, de copa abobadada e casca castanha-acinzentada.
As folhas, de disposição oposta ou verticilada, esverdeadas, com um comprimento de 10 a 25 centímetros e página inferior pubescente. São pecioladas, com um pecíolo comprido e achatado. O limbo é ovado a cordiforme, de margem inteira ou com dois apêndices laterais. As inflorescências são panículas cónicas. As flores são grandes, podendo atingir cerca de cinco centímetros de diâmetro, e muito vistosas. O perianto diferencia-se num cálice com cinco sépalas e numa corola campanulada, branca, manchada de amarelo ou púrpura, e pentalobada. A floração ocorre entre os meses de junho e agosto.
O fruto é uma cápsula, cilíndrica, comprida - variando o seu comprimento entre os 15 e 40 centímetros -, e estreita - cerca de um centímetro de largura -, com sementes esbranquiçadas, achatadas, pilosas e aladas. O fruto permanece muito tempo na árvore, mas no inverno vai-se abrindo por duas valvas e solta as sementes.
As catalpas são árvores originárias da América do Norte. Na Península Ibérica cultivam-se em parques e jardins como plantas ornamentais. São árvores relativamente exigentes em água, mas tolerantes à poluição urbana. Pode desenvolver-se em solos calcários ou siliciosos.
Como referenciar: catalpa in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 22:59:32]. Disponível na Internet: