Catalunha

Comunidade Autónoma da Espanha Oriental, Catalunha (Cataluña, em espanhol, ou Catalunya, em catalão) tem a sua capital na cidade de Barcelona.

É constituída pelas seguintes províncias: Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona. Faz fronteira com as seguintes Comunidades Autónomas: Valência a sul e Aragão a oeste; a França e Andorra limitam-na a norte e o mar Mediterrâneo a este e a sudeste.
Tem uma superfície de 32 114 km2. A sua população absoluta é de 6 506 440 habitantes), o que equivale a 15,6% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 190, 73 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).

A morfologia do solo da Catalunha compreende três unidades: os Pirenéus a norte, o sistema mediterrâneo catalão no litoral este e a Depressão Central Catalã que deriva da erosão provocada pelo rio Ebro e seus afluentes a sudoeste.

O clima é temperado mediterrânico, tendo nas montanhas um clima frio de altitude com temperaturas abaixo de zero e neve abundante no inverno. Os verões são menos quentes que no resto da região.

Os lugares de maior interesse da Catalunha são: Barcelona, que ganhou grande projeção internacional após os Jogos Olímpicos de 1992, as praias da Costa Brava e Costa Dourada e as estações de esqui. Têm ainda grande relevância o turismo histórico (em Tarragona pela presença de monumentos romanos), e o turismo cultural (Figueras pelo Teatro-Museu Dalí, Barcelona pelo Museu Pablo Picasso, e a Fundação Juan Miró e Antoni Tápies).

Não é só o turismo que confere importância económica a esta Comunidade espanhola. Também as indústrias de transformação, têxtil, química, de construções navais e o setor terciário têm representação. Os principais produtos agrícolas são: batata, azeitona, vinhos, cereais e milho.

Como referenciar: Catalunha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 02:36:01]. Disponível na Internet: