catapereiro

Designação comum das plantas do género Pyrus e da família das Rosáceas.
O catapereiro Pyrus bourgaeana, também vulgarmente conhecido por pereira-brava, cachapirro, escalheiro-manso ou escalheiro-preto, é uma planta arbustiva ou uma pequena árvore caducifólia, que pode atingir cerca de 10 metros de altura, com ramos inferiores espinescenses e ramos jovens glabros e de cor cinzenta.
As folhas são elípticas a subarredondadas, com pecíolo comprido. As flores são esbranquiçadas e dispõem-se em inflorescências tipo umbela. O cálice é composto por cinco a sete sépalas e a corola por cinco pétalas. A floração ocorre entre os meses de março e maio.
O fruto é globoso a piriforme e carnudo. Podem apresentar-se solitários ou geminados.
O catapereiro é uma planta espontânea desde Trás-os-Montes até ao Algarve. Encontra-se nas áreas de sobreiro e azinheira. O caule do catapereiro origina uma madeira compacta de grão fino utilizada em marcenaria e alfaias agrícolas. É muitas vezes utilizado como porta-enxerto da pereira cultivada.
Como referenciar: catapereiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 14:29:28]. Disponível na Internet: