CCD array

Trata-se de vários elementos de CCD alinhados para trabalhar em conjunto. Existem basicamente dois tipos de CCD array, dependendo da utilização ou aplicação. Nas câmaras digitais, encontram-se organizados numa matriz. O tamanho da imagem projetada pela objetiva é igual ao tamanho do CCD e a matriz possui filtros que possibilitam a captura da imagem numa única exposição. Nos scanners é utilizado um sistema que movimenta uma fila ou uma matriz de CCD ao longo da área da imagem. Este processo permite uma imagem com melhor qualidade e mais definição, podendo ser utilizado em câmaras de estúdio para fotografias de alta definição (embora apenas para fotografar objetos sem qualquer movimento, uma vez que a captura deste tipo de CCD não é feita de uma vez).
Todos os CCD são apenas sensíveis a tons cinza. A captura das cores é feita recorrendo ao uso de filtros R (vermelho), G (verde) e B (azul).

Como referenciar: CCD array in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 05:05:05]. Disponível na Internet: