Artigos de apoio

Cebolinha
Cebolinha, é uma personagem da banda desenhada (BD), criada no Brasil em 1960 por Mauricio de Sousa. É uma das mais importantes presenças na Turma da Mónica (Mônica no original), universo desenvolvido pelo mesmo autor desde 1959. Inicialmente constituído por Franjinha e o cão Bidu, Cebolinha surgiu logo no ano seguinte.
É um menino carequinha, maroto, que só tem cinco cabelos (espetados), que troca os "erres" pelos "eles" ("celto!"), sendo o grande rival da Mónica, que apareceu em 1963. De calções negros e camisola verde, o seu grande objetivo é roubar o inseparável coelhinho de peluche azul da Mónica, o Sansão, idealizando os já célebres "planos infalíveis do Cebolinha", contando com a ajuda do outros meninos, como o famoso Cascão.
A Mónica é a mais popular personagem de BD do Brasil, sendo conhecida pela sua força, contra a qual os meninos não têm hipótese.
Como inspiração para a fisionomia e o nome deste miúdo, Mauricio lembrou-se de uma criança que conheceu anos antes, que tinha o cabelo espetado como a cabeça de uma cebola e trocava os "erres" pelos "eles", a que o pai de Mauricio chamava cebolinha.
Depois das suas histórias serem publicadas em múltiplos jornais do Brasil nos anos 60 do século XX, em 1973 apareceu a sua própria revista, Cebolinha, inicialmente da Editora abril, depois da Globo.
Marca presença, como os restantes elementos da Turma da Mónica, no teatro, no cinema, na televisão e nos mais variados projetos educativos e produtos derivados das Produções Mauricio de Sousa.
Como referenciar: Cebolinha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-22 14:18:00]. Disponível na Internet: