cebolinho

Designação vulgar, na Ilha da Madeira, de plantas herbáceas da família das Liliáceas e do género Allium.
O cebolinho Allium pallens (Sin. Allium paniculatum) é uma planta vivaz pouco robusta, não rizomatosa, de bolbo ovado a esférico, em que a túnica externa se destaca em fibras largas. O caule tem um comprimento que pode variar entre os 10 e 50 cm de altura.
As folhas são filiformes a lineares. Apresenta uma espata com duas valvas, que pode ultrapassar a inflorescência. A inflorescência é uma umbela simples, hemisférica ou esférica, densa. O diâmetro da umbela varia entre os 1,5 e 3,5 centímetros. As flores têm perianto campanulado. As cores das tépalas variam entre o rosado e o esbranquiçado,com nervura dorsal cor-de-rosa bem marcada. Os estames são inclusos e as anteras são parcialmente salientes. O estigma é filiforme ou capitado.
Os frutos são cápsulas obovoides, com sementes angulosas.
O Allium pallens é uma espécie rupícola, habitando ainda terrenos incultos e matos.
O cebolinho Allium schoenoprasum, também conhecido por cebola-miúda ou cebolinha-galega, é uma planta vivaz com bolbos pequenos, folhas eretas, finas, sub-roliças e aguçadas na extremidade. As flores, de cor púrpura, distribuem-se em umbelas globulares terminais. Os estames são inclusos. Os frutos são cápsulas.
O Allium schoenoprasum encontra-se em locais húmidos e terrenos calcários.
É também designada por cebolinho-comum a espécie Allium fistulosum e conhecida por cebolinho-de-cor-branca a espécie Ornithogalum narbonense. Estas espécies aparecem como infestantes nos terrenos cultivados e são muito frequentes nos terrenos incultos.
Como referenciar: cebolinho in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 06:37:05]. Disponível na Internet: