cenoura

Designação comum de plantas da família das Umbelíferas e do género Daucus.
As espécies do género Daucus são plantas herbáceas de raiz axomorfa. As folhas inferiores são penactissectas e de maior tamanho. As flores dispõem-se em umbelas compostas, por vezes com uma flor central estéril, fortemente contraídas na frutificação. O perianto está diferenciado em cálice, com pétalas geralmente brancas ou amareladas, e corola.
A cenoura-brava, Daucus carota, é uma planta bienal de raiz aprumada, fina, apresentando um caule cuja altura varia entre os 20 e 80 centímetros. As folhas, não carnosas, são profundamente recortadas, sendo as superiores inseridas junto ao caule e as inferiores pecioladas. Umbelas densas, terminais, geralmente com flores brancas, podendo existir no centro da umbela uma flor central estéril e purpúreo-escura. As brácteas das umbelas externas são trisectas, as das internas são inteiras. Os frutos são aquénios. Ao contrário das cenouras cultivadas, em quase todo o mundo, a raiz da cenoura-brava não é comestível.
As suas raízes carnudas das cenouras cultivadas são consumidas pelo seu valor adocicado. As raízes são ricas em vitaminas A, B1 , B2 , PP, B5 , B6 e vitamina E. A cenoura parece ser originária do oeste da Ásia.
Como qualquer planta cultivada, tem um número elevado de cultivares que se costumam dividir em três grupos: Cultivares curtos, que inclui os cultivares precoces que se cultivam em estufas ou locais de inverno ameno; os cultivares semicompridos, que são os mais cultivados e são utilizados para culturas estivais ou outonais; e os cultivares compridos, que são cultivares tardios.
Na Madeira existe a espécie Monizia edulis, comummente conhecida por cenoura-da-rocha ou nozelha, planta que se encontra nas escarpas rochosas da ilha da Madeira e em fissuras de rochas dos ilhéus desérticos e selvagens, de onde é endémica, mas é raríssima.
Como referenciar: cenoura in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-22 04:45:26]. Disponível na Internet: