Artigos de apoio

centeio

Designação vulgar de plantas herbáceas do género Secale e da família das Gramíneas.
O centeio Secale cereale é uma planta anual e cespitosa, de caule glabro ou pubescente abaixo da espiga, cuja altura varia, normalmente, entre 50 e 120 centímetros.
As folhas são planas, simples, sem pecíolo e de lígula curta. As flores são de estrutura muito complexa, muito diferentes da ideia que, geralmente, se tem de uma flor: são pequenas, pouco vistosas e adaptadas à polinização pelo vento; possuem três estames salientes e um pístilo súpero e arredondado que termina em estigmas plumosos. As flores agrupam-se em espigas simples e lineares, de ráquis rígida e sem pelos ou ligeiramente pubescente nos nós e margens. As espiguetas são sésseis e possuem glumas uninérveas, múticas ou com aristas curtas. A floração ocorre entre abril e junho.
O fruto é uma cariopse escura, oblonga e livre.
O Secale cereale é cultivado como cereal, usado na panificação e para forragem.
O centeio é um cereal rústico e, por isso, cultivado em solos pobres e climas frios. É, provavelmente, originário da Ásia Menor e espalhou-se pela Europa na Idade da Pedra. Passou de infestante das sementeiras de trigo.
Como referenciar: centeio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-08-19 10:46:22]. Disponível na Internet: