central hidroelétrica

Uma central hidroelétrica consiste numa instalação para a produção de energia elétrica mediante a transformação de energia hidráulica. Esta é basicamente composta por um gerador ou fonte de energia, alternador, conjunto de motor e estação transformadora.
As centrais hidroelétricas localizam-se normalmente nos leitos dos rios ou em zonas onde as águas desaguam em superfícies líquidas naturais ou artificiais.
Numa central hidroelétrica ocorrem várias transformações de energia. Quando as comportas da barragem abrem, a energia potencial gravítica da água armazenada na albufeira é transformada em energia cinética. Já na central, a energia cinética da água é transferida para as pás das turbinas, fazendo-as mover e estas, por sua vez, acionam os ímanes dos geradores elétricos. Estes transformam energia mecânica em energia elétrica que, posteriormente, é transportada para os diferentes locais, através das linhas de transporte. A tecnologia das centrais hidroelétricas encontra-se, atualmente, bem desenvolvida, pois possibilita a produção de energia elétrica a partir de energia hidráulica, de modo fácil, barato e pouco poluente.
No entanto, nem todos os locais são adequados para a construção de barragens, pois a construção destas vai interferir no ecossistema existente. Grandes áreas de terreno, que podem ser de interesse agrícola ou arqueológico, ficam submersas, a temperatura da água altera-se, as migrações de peixes ao longo do rio são muito dificultadas ou mesmo impedidas, entre outras.
Deste modo, antes de ser decidido o local para a implantação de uma barragem, deve ser feito um estudo completo e rigoroso do impacte ambiental.
A primeira central hidroelétrica construída em Portugal, em 1922 foi a Central de Lindoso (Minho).
Para a produção bruta de energia elétrica em Portugal, obtida a partir das várias fontes energéticas, a energia hídrica contribui com cerca de 30%, enquanto que os combustíveis fósseis contribuem com os restantes 70%.
Em Portugal prevê-se que, até ao ano 2010, duplique o aproveitamento da energia hidráulica.
Como referenciar: central hidroelétrica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 00:54:58]. Disponível na Internet: