Artigos de apoio

ceticismo
Do grego skepsis, "investigação". Opõe-se vulgarmente ao dogmatismo, como doutrina que nega a possibilidade de conhecer com certeza, no entanto, é mais correta a afirmação de que o ceticismo designa a posição de dúvida no que respeita à nossa capacidade de conhecer com verdade, pois, segundo o cético, o homem não é dotado de qualquer critério rigoroso e seguro que lhe permita saber se conhece o real tal qual ele é, limitando-se por isso a conhecê-lo como ele se lhe apresenta. Há várias formas de ceticismo: o radical ou teórico, que é aquele que se identifica com o agnosticismo; o metódico, que é apenas uma postura de dúvida num momento inicial do conhecimento, com o intuito consciente de se salvaguardar de qualquer certeza que não seja demonstrada de modo evidente.
O ceticismo pode referir-se a várias disciplinas, por exemplo: se acontece relativamente a qualquer dogma religioso em particular ou à religião na sua globalidade, trata-se do ceticismo religioso; se diz respeito à universalidade dos valores éticos, trata-se do ceticismo ético.
Como referenciar: ceticismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-12 00:57:18]. Disponível na Internet: