chaleira Alessi

Desenhada pelo arquiteto americano Michael Graves (1934-), a chaleira Alessi constituiu um dos mais famosos produtos domésticos da década de 80, conhecendo um grande sucesso no vasto mercado da classe média educada.
O convite feito a Graves para projetar um serviço de chá e de café surgiu em paralelo com outras encomendas efetuadas a arquitetos de renome como Aldo Rossi e Paolo Portoghesi, na sequência da tentativa de renovação e internacionalização dos produtos da empresa, coordenada por Alessandro Mendini, um dos principais autores de design da Alessi nos anos 70.
Na altura, Michael Graves, que conheceu algum protagonismo na cena arquitetónica internacional, enquanto representante do renovador movimento do Pós-modernismo, era também conhecido no meio do design industrial pelos objetos que criou para a empresa "Sunar Hausermann", inspirados em peças Arte Deco.
O primeiro projeto desenvolvido por este autor para a Alessi foi o serviço "Tea & Coffee Plaza", datado de 1983, característico pelo formalismo caprichoso, eclético e historicista. Apesar do sucesso comercial desta série, será com um peça posterior, desenhada em 1985, que Graves conquistará o fascínio generalizado do público: a chaleira "Kettle with a Bird-shaped Wistle".
A sua forma, simples e altamente prática, assumia um volume cónico, mais largo em baixo para melhor contactar com a superfície de aquecimento, completado por uma pega circular, em plástico azul, afastada da zona de maior calor do objeto. O traço mais característico deste objeto era, no entanto, o pássaro de plástico colocado no extremo do bico da chaleira, que assobiava quando o vapor passava. Este objeto admitia dois acabamentos diferentes, ora o cromado brilhante (a versão mais conhecida), ora a resina de silicone preto mate.
A solução desenvolvida nesta chaleira, associando metal cromado a pegas de plástico, constituiu a génese formal de um conjunto de outros objetos ligados à cozinha, como o moinho de pimenta, projetado por Michael Graves em 1988.
Como referenciar: Porto Editora – chaleira Alessi na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-08 07:23:52]. Disponível em