Charles Barkley

Basquetebolista norte-americano, Charles Wade Barkley nasceu a 20 de fevereiro de 1963, em Leeds, no estado do Alabama.
Barkley frequentou a Universidade de Auburn e foi eleito o jogador universitário do ano na Conferência Sudeste, em 1984. Nesse mesmo ano, deixou os estudos e passou a alinhar como profissional nos Philadelphia 76ers, da NBA (Liga Norte-Americana de Basquetebol). Logo na temporada 1984/85 deu nas vistas e, no ano seguinte, já era titular da equipa de Filadélfia.
O basquetebolista, que ficou conhecido por Sir Barkley, manteve-se nos Philadelphia 76ers até 1992, apesar de frustrado com a falta de capacidade da equipa para conquistar títulos. Insatisfeito, por diversas vezes envolveu-se em discussões com os árbitros, com os dirigentes da equipa e até com os adeptos. Ainda em 1992 integrou o chamado Dream Team, ou seja, a seleção norte-americana de basquetebol que conquistou o título olímpico nos Jogos de Barcelona.
Na temporada 1992/1993 passou a representar os Phoenix Suns, que fizeram dessa a melhor temporada de sempre. Chegaram à final, onde foram derrotados pelos Chicago Bulls de Michael Jordan. Barkley foi eleito para representar a seleção dos melhores jogadores da NBA na partida All-Star. Foi ainda considerado o jogador mais valioso da temporada. Nos anos seguintes, apesar de afetado por diversas lesões, manteve-se sempre entre os melhores atletas da modalidade.
Em 1996 voltou a ser chamado para representar os Estados Unidos da América nos Jogos Olímpicos, que desta feita tiveram lugar em Atlanta, no seu país. Mais uma vez Barkley ajudou a conquistar a medalha de ouro.
No início da época 1996/97 assinou pelos Houston Rockets, que entretanto se tornaram numa das equipas mais eficazes da NBA. No jogo All-Star de 1996/97, onde se reúnem os melhores jogadores da temporada, Barkley foi eleito um dos melhores 50 basquetebolistas de sempre da NBA.
No entanto, Barkley continuou sem conseguir alcançar qualquer título a nível de clubes e na temporada de 1999/2000, após sofrer mais uma grave lesão, anunciou a retirada da modalidade.
Como referenciar: Charles Barkley in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:56:26]. Disponível na Internet: