Charles e Ray Eames

Charles Orman Eames, arquiteto e designer norte-americano, nasceu em 1907, em St. Louis, e faleceu em 1978. Estudou Arquitetura na George Washington University, entre 1924 e 1926, e Design na Industrial School of Chicago, onde é aluno de Moholy Nagy, tendo também sido discípulo de Eliel Saarinen na Crambrook School, em Bloomfield Hills.
Ray Eames, arquiteta e designer, nasceu em 1916, em Sacramento, Califórnia, casou com Charles Eames em 1941, data em que se associam profissionalmente, e faleceu em 1988.
A atividade arquitetónica do casal, com notórias influências do então vigente estilo internacional, dá ênfase à construção em série, através do programa Case Study Houses, para o qual contribuem com a sua própria casa em Pacific Palisades, Califórnia. Esta assume-se essencialmente como uma estrutura de elementos metálicos (prefabricados), à qual se adiciona uma pele exterior de grande leveza, concebida igualmente com elementos construtivos correntes, resultando numa imagem que remete para a construção típica japonesa.
A atividade desta dupla abrange ainda numerosos objetos de design, como jogos para crianças e mobiliário, sendo as peças mais conhecidas as numerosas cadeiras concebidas ao longo de vários anos, recorrendo aos novos materiais que a indústria vai pondo à sua disposição: a fibra de vidro e o contraplacado de madeira, que conjugam com matérias mais tradicionais, como, por exemplo, a pele natural.
Em parceria com Eero Saarinen, Charles Eames ganhou dois concursos de design de mobiliário em 1940.
Como referenciar: Porto Editora – Charles e Ray Eames na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-29 07:06:03]. Disponível em