Artigos de apoio

Charles Ergen
Empresário e milionário norte-americano nascido em 1943, em Denver, no Colorado.
Ergen obteve um diploma em Negócios Gerais e Contabilidade na Universidade do Tennessee e formou-se também em Gestão na Universidade de Wake Forest.
Iniciou a sua carreira profissional como analista financeiro na Frito-Lay, mas foi no setor da televisão por satélite que se tornou milionário. Ergen fundou a EchoSphere em 1980, juntamente com a sua esposa, Cantey Ergen, e com James DeFranco. A EchoSphere começou por vender antenas parabólicas para casas isoladas nas zonas rurais do estado do Colorado. A empresa, entretanto, mudou a designação para Echostar Communications e em 1996, sob a orientação de Ergen, lançou a rede DISH. Assim se tornou na companhia de televisão por satélite com maior crescimento nos Estados Unidos da América. A visão para os negócios de Ergen foi premiada, nesse mesmo ano, com o galardão de Homem de Negócios do Ano pelo Rocky Mountain News. Em 2001, Ergen foi a primeira pessoa a vencer pela segunda vez este prémio. Foram apenas alguns dos muitos prémios que conquistou ao longo da sua carreira, entre os quais se deve destacar a entrada em 2001 no top 10 dos chefes executivos elaborado pela revista financeira norte-americana Forbes.
A Echostar, que está sedeada em Littleton, no Colorado, e tem cerca de dez mil funcionários, fornece atualmente mais de 500 canais para cerca de quatro milhões de assinantes.
Ergen assumiu, desde o início, a direção da empresa, assim como sempre foi o chefe executivo. A partir de 1997, acumulou diversos cargos de chefia nas empresas subsidiárias da Echostar.
Em 1999, teve um papel fundamental na defesa dos direitos dos consumidores. Apoiou e ganhou a causa pela aprovação de uma lei sobre o acesso doméstico à televisão por satélite que proporcionou aos consumidores o direito a ver canais locais através de satélite. Posteriormente, foi um dos fundadores da Associação das Redes de Comunicação por Satélite.
Em 2001, a Echostar decidiu avançar para a compra da Hughes Electronic Corporation, a sua grande rival e duas vezes maior, para se tornar a líder do mercado da televisão por satélite.
Como referenciar: Charles Ergen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-26 21:40:19]. Disponível na Internet: