Charles Trenet

Cantor e compositor francês, nasceu em 1913, em Narbonne, e faleceu em 2001. Cativava o público com as suas aliciantes atuações que lhe valeram a alcunha de "Le Fou Chantant". Com um estilo relaxante, suave, em tom de um leve barítono, atingiu o seu primeiro grande sucesso em 1939 com "Boum", tema que compôs e interpretou.
Após a 2.a Guerra Mundial, inevitavelmente, as suas músicas atravessaram fronteiras, sendo inclusive traduzidas para inglês por Lee Wilson. Entre os sucessos além-fronteiras estão: Le Soleil a des Rayons de Pluie, Il y Avait des Abres, Printemps a Rio, Bonsoir Jolie Madame, Que Reste-il de Nos Amours (I Wish You Love) e La Mer (Beyond the Sea).
A sua longevidade foi uma surpresa até para ele próprio, uma vez que tencionava retirar-se nos anos 70 do século XX. Ao longo da sua carreira de 60 anos, Trenet editou 850 temas e publicou diversas obras de poesia e ficção. Nos finais do século XX, Trenet era um compositor prolífero, por vezes inspirado por pensamentos que lhe ocorriam enquanto trabalhava nas suas obras de ficção, razão pela qual continuava a trabalhar.

Como referenciar: Charles Trenet in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 16:06:10]. Disponível na Internet: