Chiara Mastroianni

Atriz francesa, Chiara Mastroianni nasceu a 28 de maio de 1972 em Paris, filha de dois grandes atores: Catherine Deneuve e Marcello Mastroianni.

A sua primeira aparição no grande ecrã aconteceu em 1979 no filme de Claude Lelouch A Nous Deux, tinha apenas sete anos, atuando ao lado da sua mãe. No ano seguinte, surgiu em Les Yeux Noirs, contracenando com o seu pai.
Em 1993, teve o seu primeiro papel relevante no filme de André Techiné Ma Saison Préferée (A Minha Estação Preferida), ao lado de Daniel Auteuil e Catherine Deneuve, pelo qual foi nomeada para o César de Melhor Atriz Revelação.

No ano seguinte, voltou a contracenar com o seu pai na comédia de Robert Altman Prêt-à-Porter (Pronto-a-Vestir).

Em 1995, entrou no filme do jovem realizador Xavier Beauvois N'oublie Pas que tu Vas Mourir e, em 1996, protagonizou a comédia romântica Le Journal d'un Seducteur (O Diário do Sedutor), com Melvil Poupaud, com quem voltou a trabalhar no filme de Raoul Ruiz Trois Vies et Une Seule Mort (Três Vidas e Uma Só Morte), onde desempenhou o papel de filha do seu pai real, Mastroianni.

Voltou a colaborar com Ruiz em Le Temps Retrouvé (O Tempo Reencontrado, 1999), uma adaptação da obra de Marcel Proust, onde representou ao lado da sua mãe e de John Malkovich. Neste mesmo ano, atuou em La Lettre (A Carta), de Manoel de Oliveira, baseado no romance da Madame de La Fayette.

Destaque ainda para a sua participação em filmes como Hotel (2001), de Mike Figgis, Le Parole di mio Padre (2002) e Il est Plus Facile pour un Chameau… (É Mais Fácil Para um Camelo…, 2003).
Como referenciar: Chiara Mastroianni in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:29:21]. Disponível na Internet: