Artigos de apoio

chicória
Designação vulgar de plantas herbáceas do género Cichorium e da família das Asteráceas, frequentemente utilizadas na alimentação e na indústria farmacêutica.
A chicória Cichorium intybus é uma planta vivaz, glaucente a pubescente, de raiz primária grossa e comprida, cuja altura varia entre os 30 e os 120 centímetros. O caule é ereto, rígido anguloso, com numerosos ramos, hirtos, frequentemente divergentes na base. As folhas são basilares roncinado-penatifendidas a dentadas, com pecíolos curtos e caulinares inteiras ou ligeiramente dentadas, lanceoladas, sésseis e semiamplexicaules. As flores, com lígulas, geralmente, azuladas, dispostas em grandes capítulos. Invólucro cilíndrico com brácteas glabras, as externas lanceoladas e as internas linear-lanceoladas. A floração ocorre entre julho e setembro. Os frutos são aquénios com um papilho muito curto, coroado por minúsculas escamas.
A Cichorium intybus distribui-se por toda a Europa e pela região Mediterrânica. Encontra-se por todo o território de Portugal, nas bermas dos caminhos, campos cultivados e incultos, solos secos, calcários e argilosos.
A chicória é cultivada até à altitude de 1500 metros.
A Cichorium intybus é também conhecida por almeirão, chicória-amarga e chicória-do-café. Um outro exemplo de chicória é a Cichorium endivia (almirante, chicória-brava ou endívia).
Como referenciar: chicória in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-14 06:37:36]. Disponível na Internet: