Artigos de apoio

Chinua Achebe

Poeta e romancista nigeriano, Albert Chinualumogu Achebe nasceu a 16 de novembro de 1930, na aldeia de Ogidi, em Igboland. Oriundo de uma família cristã evangélica, e filho de um professor de uma escola missionária, recebeu uma educação em Inglês, tendo sido o seu próprio nome escolhido em honra do príncipe Alberto, marido da rainha Vitória de Inglaterra. Apesar do fervoroso protestantismo evangélico dos pais, Albert Achebe foi inculcado dos valores tradicionais da cultura Igbo a que pertencia etnicamente.
Em 1944, Achebe ingressou na University College of Ibadan onde, para além de estudar Medicina, Teologia, História e Língua e Literatura Inglesas, renunciou ao seu nome britânico em favor do seu nome indígena, Chinua. Obtendo o seu diploma em 1953, Chinua Achebe viajou pelo continente africano e pela América, tendo depois trabalhado como professor por um curto espaço de tempo. No ano de 1954, foi aceite pela Nigerian Broadcasting Company, em Lagos, ascendendo à posição de Diretor dos Serviços Externos, encarregado das emissões da Voz da Nigéria na década de 60. Com a publicação do seu primeiro livro, em 1958, Things Fall Apart, Achebe tornou-se uma figura central do movimento literário nigeriano que baseava as suas obras na tradição oral das tribos indígenas do país. Escrevendo em língua inglesa, mas procurando sempre incorporar vocábulos e narrativas Igbo, o autor viu a obra ser traduzida para quase meia centena de idiomas. Seguiram-se No Longer At Ease (1960), Arrow Of God (1964) e A Man Of The People (1966), tendo a publicação deste romance não só coincidido com a cessação da sua carreira na rádio, como, com o rebentamento da Guerra Civil Nigeriana, que se estendeu de 1967 a 1970, tendo estado implicado o autor no primeiro golpe de estado militar na Nigéria.
Nesse ano de 1967, Achebe entrou ao serviço do governo do Biafra, tendo também fundado uma editora em parceria com o poeta Christopher Okigbo. Passou depois a ensinar em universidades americanas e nigerianas, tendo sido nomeado investigador auxiliar da Universidade da Nigéria e, mais tarde, professor catedrático de Língua e Literatura Inglesas, cargo que deteria até a sua reforma, em 1981. Foi também professor emérito da mesma universidade, professor catedrático de Língua e Literatura Inglesas da Universidade de Massachusetts e professor catedrático de Estudos Africanos na Universidade de Connecticut. Recebeu também o doutoramento Honoris Causa por mais de uma vintena de universidades de todo o mundo.
Casado e pai de quatro filhos, Achebe optou por residir nos Estados Unidos, passando a desempenhar, a partir da década de 90, funções docentes no Bard College, instituição de ensino liberal e artístico. Em 1990 foi vítima de um grave acidente de automóvel, que o deixou paraplégico.
Como referenciar: Chinua Achebe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-09-22 02:59:56]. Disponível na Internet: