Christopher Paolini

Escritor norte-americano, Christopher Paolini nasceu a 17 de novembro de 1983, na Califórnia, sendo filho de um casal que pertencia uma seita religiosa, a Church Universal and Triumphant, que previa que o fim do mundo ocorresse na década de 90. No entanto, desiludida com o grupo religioso, a família acabou por se afastar da seita.
Paolini passou quase toda a sua infância e juventude numa casa isolada em Paradise Valley, no estado de Montana, com exceção de alguns anos que viveu em Anchorage, no Alasca. Desde criança sentiu a necessidade de escrever e, na altura, dedicava-se à elaboração de contos. Cumpriu a escolaridade em casa, onde recebeu aulas dos pais com ajuda de um curso por correspondência. Dessa forma, com apenas quinze anos completou o ensino secundário e pôde dedicar-se em exclusivo à escrita. Paralelamente, prosseguiu a sua aprendizagem ouvindo cassetes de cursos universitários.
Paolini tinha a sua casa situada perto das montanhas Beartooth, cujas paisagens lhe serviram de inspiração para a sua estreia literária, o romance Eragon, primeiro da saga de fantasia Inheritance Trilogy (A Trilogia da Herança), que começou a escrever quando tinha quinze anos. A trilogia conta uma história passada num mundo imaginário, Alagaësia, onde um jovem e um dragão vivem as suas aventuras. Quatro anos mais tarde, aos 19 anos, o seu romance de estreia figurava nos tops de vendas norte-americanos, depois de ter sido editado pelos pais.
Inicialmente, era a família Paolini que divulgava e distribuía a obra, mas no verão de 2003, por intermédio de um escritor, Eragon chegou ao conhecimento de uma importante editora norte-americana, que apostou no seu relançamento - nessa altura, a família Paolini já começava a ficar sem dinheiro para tratar da promoção da obra de Christopher. A partir daí, o primeiro volume da trilogia começou a ser publicado um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Portugal, onde chegou em setembro de 2004. Em poucos meses foram vendidos mais de 50 mil exemplares, fazendo de Eragon um dos livros mais bem sucedidos do ano em Portugal, o mesmo acontecendo com o seu sucessor, Eldest, que foi publicado cerca de um ano mais tarde.
Como referenciar: Christopher Paolini in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-23 19:29:14]. Disponível na Internet: