cianeto

O cianeto é um sal inorgânico do ácido cianídrico. Contém o ião cianeto CN- e é extremamente venenoso devido à facilidade que este ião apresenta em se coordenar com o ferro da hemoglobina, bloqueando a receção de oxigénio pelo sangue.
Os cianetos reagem por hidrólise de forma fortemente alcalina e possuem um odor a ácido cianídrico.
Dos cianetos simples, os alcalinos, os alcalinoterrosos e o de mercúrio (II) são solúveis em água e decompostos pelos ácidos, mesmo pelo carbónico. Os outros são mais estáveis e alguns praticamente insolúveis nos ácidos fortes.
Os cianetos alcalinos e alcalinoterrosos oxidam-se, originando cianatos. São portanto redutores.
A toxicidade dos cianetos é equivalente à do ácido cianídrico. Os cianetos de sódio e potássio são muito utilizados na indústria metalúrgica e na indústria eletrolítica.
O cianeto de sódio (NaCN) é utilizado para se obter o ouro e a prata por lixiviação dos seus minerais, uma vez que estes metais formam com o cianeto de sódio sais complexos solúveis.
O cianeto de potássio (KCN) é muito venenoso e utiliza-se na preparação dos banhos de cobre, prata, ouro, entre outros, como inseticida e como substância para fumigação (fonte de ácido cianídrico).
O radical -CN tem grande tendência para formar cianetos duplos e complexos. São exemplos de sais duplos os formados com prata, ouro, níquel e cádmio. Dos complexos destacam-se pela sua importância os formados com ferro e cobalto, largamente utilizados em análises químicas.
Como referenciar: cianeto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 12:14:17]. Disponível na Internet: