cicadófitas

A divisão das cicadófitas (Cycadophyta) é uma das cinco divisões principais de espermatófitas. Pertencem a este grupo de gimnospérmicas as famílias Cicadáceas, Zamiáceas e Estangeriáceas.
As cicadófitas distribuem-se principalmente pelas regiões tropicais e subtropicais da Terra.
As plantas desta divisão assemelham-se a palmeiras, apresentando um caule lenhoso único, não ramificado, em cujo ápice se encontra um feixe de folhas, ou assemelham-se a fetos, com um caule subterrâneo e folhas compostas. Apesar da sua semelhança com palmeiras e fetos, as cicadófitas apresentam crescimento secundário, pela atividade de um câmbio vascular. Em algumas cicadófitas as raízes formam nódulos contendo cianobactérias fixadoras de azoto atmosférico. Muitas cicadófitas possuem catafilos, folhas escamiformes que surgem entre as restantes folhas e que geralmente têm função protetora.
Todas as espécies de cicadófitas são dioicas.
As estruturas reprodutoras estão agrupadas em estróbilos apicais. Os estróbilos produtores de pólen são formados por microsporofilos em forma de escama ou escudo, com numerosos sacos polínicos na página inferior. Os megasporofilos agrupam-se, geralmente, em estróbilos portadores de óvulos. Na polinização intervêm insetos e o vento.
As sementes das cicadófitas são mais parecidas com as das plantas do género Ginkgo do que com as das outras gimnospérmicas.
A maior parte das cicadófitas é cultivada como plantas ornamentais.
Este é um grupo de gimnospérmicas bastante antigo. As cicadófitas tiveram grande preponderância na era Mesozoica, de que constituíam dois quintos de vegetação. Por esta razão, também se designa a era Mesozoica por era das Cicadófitas.
Como referenciar: cicadófitas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 05:33:07]. Disponível na Internet: