cíclame

Designação comum de plantas dicotiledóneas do género Cyclamen e da família das Primuláceas. São nativas da Europa, da Ásia Ocidental e do Norte de África.
O cíclame Cyclamen persicum, vulgarmente conhecido por cíclame-da-pérsia, é uma planta herbácea vivaz, de caule curto e delgado, com folhas cordiformes, pecioladas e com limbo largo. As flores são solitárias e possuem cor variada. O cálice é quinquepartido. A corola apresenta um tubo curto e cinco grandes lobos diversamente reflexos. O fruto é uma cápsula polispérmica que frequentemente é enterrada após a maturação pela contorção helicoidal do pedúnculo.
Muitas espécies de cíclame, como o C. persicum, e o Cyclamen purpurascens, também comummente conhecido por violeta-dos-Alpes ou artanita, são apreciadas em floricultura pelas suas flores muito vistosas e têm grande interesse económico. São de grande interesse as suas variantes e híbridos com flores de vários tons e cores desde o branco ao violáceo.
Como referenciar: cíclame in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 09:02:25]. Disponível na Internet: