ciclismo

Modalidade surgida no início do século XIX, aquando o desenvolvimento das primeiras bicicletas, na qual as forças física e motora desenvolvidas pelos atletas são talvez mais importantes que a própria máquina (bicicleta). Além de serem usadas como meio de transporte e de recreação, as bicicletas deram origem ao ciclismo de competição.

A primeira corrida surgiu na Europa, em 1868, no Parque St. Cloud, em França. Em agosto de 1893, a cidade americana de Chicago acolheu os primeiros campeonatos mundiais, organizados pela International Cycling Association (ICA). Nos Jogos Olímpicos de 1900, o ciclismo foi modalidade de exibição e, nesse mesmo ano, foi formada a União Ciclista Internacional (UCI), o organismo que regula todas as provas amadoras e profissionais a nível mundial. Portugal tornou-se um país membro da UCI em 1902.
Na década de 1920, assistiu-se ao aparecimento das corridas de seis dias, em que equipas de dois elementos competiam numa prova de 144 horas, sem pausas, com os dois ciclistas a alternarem por turnos. A partir da Segunda Guerra Mundial, a Europa e os ciclistas europeus passaram a dominar o panorama das corridas internacionais, o que ainda hoje se mantém.

A mais prestigiada corrida de estrada é o Tour de França, uma prova que dura 25 a 30 dias e que foi fundada em 1903 por Henri Desgrange, o editor da revista de ciclismo L'Auto. O vencedor desta volta foi o italiano Maurice Garin. Outras provas importantes do calendário mundial são o Tour du Pont, nos Estados Unidos, o Giro de Itália, a Vuelta, em Espanha, ou a Volta à Suíça, por exemplo. As "clássicas" são também eventos bastante prestigiados. São provas de um dia em que os ciclistas têm de percorrer grandes distâncias, normalmente superiores a 250 quilómetros.

O ciclismo faz parte do programa dos Jogos Olímpicos, com um total de oito provas de estrada e de pista. Desde 1996, os ciclistas profissionais podem competir nas Olimpíadas. Em Portugal, esta é uma das mais populares modalidades desportivas. A Volta a Portugal realiza-se anualmente em agosto e é a maior prova do calendário nacional e um dos mais importantes eventos desportivos do país.
Como referenciar: ciclismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 14:02:33]. Disponível na Internet: