Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tempo de leitura1 min

ciclo de Bethe-Weizsacker
favoritos

O ciclo de Bethe-Weizsacker, como o próprio nome indica, é um processo atómico descoberto em 1938 pelos físicos Hans Albrecht Bethe (1906-) e Carl Friedrich von Weizsacker (1912-), que explica a produção de energia no Sol e noutras estrelas. Quatro núcleos de hidrogénio (protões H) juntam-se para formar um núcleo de hélio (He) (fusão nuclear). Neste processo ocorre uma transformação de uma fração mínima da massa original dos protões em energia. A formação produz-se através do carbono (C) e do azoto (N) por meio de seis processos individuais (ciclo carbono-azoto). A quantidade de energia que se forma por cada núcleo produzido é 4,0x10-12 J. Os protões podem também transformar-se por meio do deutério e de um isótopo do hélio, de massa atómica 3, em hélio normal. As reações protão-protão são mais eficazes a temperaturas inferiores a 16 milhões de graus Kelvin, sendo as do ciclo Bethe-Weizsacker, mesmo assim, mais eficazes acima da referida temperatura.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
ciclo de Bethe-Weizsacker na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$ciclo-de-bethe-weizsacker [visualizado em 2026-06-27 04:23:14].

Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos