ciclo dos nutrientes

Os produtos resultantes da atividade desenvolvida pelos produtores, consumidores e decompositores são tóxicos para uns e nutrientes para outros. Especificamente, as substâncias orgânicas e o oxigénio produzidos pelas plantas fotossíntéticas são o alimento e o oxigénio necessário para os consumidores. Por outro lado, o dióxido de carbono e outros desperdícios produzidos quando os seres heterotróficos decompõem os seus alimentos são exatamente os nutrientes necessários para as plantas fotossíntéticas.
Esta reciclagem é fundamental, pois evita a acumulação de desperdícios e assegura que os ecossistemas não sejam esgotados dos elementos essenciais. Disso depende em absoluto a sustentabilidade do ecossistema, que assim dispõe de nutrientes e de reabastecimento de desperdícios para reciclar todos os elementos.
Se considerarmos a lei da conservação da matéria, que diz que os átomos não podem ser criados, destruídos ou alterados, podemos verificar que a reciclagem é o único caminho para manter um sistema dinâmico.
Como referenciar: ciclo dos nutrientes in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-02-24 17:11:13]. Disponível na Internet: