ciclone tropical

Os ciclones tropicais são, de entre os fenómenos meteorológicos violentos, os mais arrasadores. As destruições são provocadas por ventos fortes, de 150 a 300 km/hora, concentrados num anel relativamente estreito rodeando um centro, pelas chuvas diluvianas e sobretudo pelas vagas de temporal que atingem 6 e mais metros de altura e destroem as costas baixas. A forma é quase circular, de 100 a 500 km de diâmetro, muitas vezes com braços espiralados percetíveis em imagens de satélite. Ciclone é o nome específico para estes fenómenos na maior parte dos países, exceto nas regiões das Caraíbas e Mar da China, onde são designados por tufões.
Um ciclone é constituído por um centro que pode ser constituído só por nuvens baixas ou não apresentar nuvens. É o olho do ciclone, constituído por ar inativo e quente. O olho do ciclone é rodeado por uma região ativa, ou parede do olho, constituída por enormes nuvens cúmulo-nimbos, cuja expansão constitui a massa nubelosa visível nas imagens de satélite. Esta convecção poderosa prolonga-se pelos braços que convergem em espiral para a massa central. No olho do ciclone os ventos são fracos, aumentando para atingir o seu máximo a cerca de 30 quilómetros do centro e diminuindo, depois, para a periferia. O deslocamento é lento, cerca de 30Km/hora, seguindo uma trajetória grosseiramente parabólica. A trajetória dos ciclones é marítima. É um fenómeno da estação quente, sendo setembro o mês privilegiado no hemisfério Norte. A presença de um mar de água com temperatura superior a 26 ou 27 ºC é necessária à manutenção deste fenómeno, que se extingue rapidamente logo que chega à costa, não por causa do atrito, mas por falta de fornecimento de água.
É o efeito de libertação de calor latente na massa convectiva que fornece a energia necessária à sua atividade. A dinâmica de manutenção é pouco conhecida e a teoria da sua formação ainda não se estabeleceu. Pensa-se cada vez mais que os ciclones se formam pelo acaso da conjunção acidental de efeitos cooperativos num meio constantemente favorável.
Como referenciar: ciclone tropical in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 04:01:24]. Disponível na Internet: