cimento

O cimento é um material granular muito fino e homogéneo cuja uniformidade de propriedades e de comportamento se consegue com o domínio das várias fases do processo de fabrico. As matérias primas utilizadas no fabrico do cimento são a pedra calcária (CaCO3) (75%) e a argila (25%).

As principais fases do fabrico são: extração da pedra calcária da pedreira; britagem da pedra calcária; pré-homogeneização (mistura da pedra calcária britada com a argila); moagem da mistura pré-homogeneizada (transformação em pó); armazenamento do pó; pré-aquecimento (em torre de ciclones); adição de carvão; aquecimento em forno (horizontal e giratório), seguido de arrefecimento, obtendo-se o clínquer.

O clínquer é moído e a ele é adicionado 3 a 5% de gesso. Quanto mais intensa for a moagem da mistura de clínquer e gesso, mais fino será o cimento, sendo maior a sua resistência. Após a moagem do clínquer obtém-se o cimento em pó, que é colocado em silos e de seguida ensacado em sacos de 50 kg.

As principais reações que se dão dentro do forno são a evaporação da água livre aos 100o C, a desidratação da argila aos 450o C, a decomposição da pedra calcária (CaCO3) em óxido de cálcio (CaO) com libertação de dióxido de carbono aos 800o C, a formação de aluminatos cálcicos aos 900o C, a formação de óxido de ferro e óxidos de cálcio aos 1100o C, a formação de silicatos de cálcio aos 1260o C e a formação de clínquer Portland aos 1450o C.

O gesso é adicionado aquando da moagem do clínquer para que o futuro cimento não tenha uma presa (ligação) imediata. Assim, o gesso é o elemento retardador de presa.

Existem vários tipos de cimentos consoante as suas composições, entrando em todos eles o clínquer Portland em percentagem maioritária: cimento Portland; cimento Portland de escória (com escórias de alto forno); cimento Portland de pozolana (com pozolanas naturais - silicatos de alumina); cimento Portland de cinzas volantes (com cinzas volantes) e cimento Portland de filler (com calcário finamente moído).

A designação dos cimentos efetua-se através da letra R que caracteriza as classes do cimento. A resistência referência de um cimento é a resistência à compressão aos 28 dias determinada segundo a norma NP EN 161-1
.


Como referenciar: cimento in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-21 16:05:38]. Disponível na Internet: