cinerária

Designação vulgar de plantas herbáceas do género Senecio da família das Asteráceas.
As cinerárias, Senecio cruentus, são plantas anuais, eretas, pubescentes. As folhas são alternas, orbiculares, ondulado-dentadas, pubescentes na página superior, fortemente rosado-avermelhadas e tomentosas na face inferior. As folhas possuem pecíolos auriculados na base. As inflorescências são corimbosas, constituídas por sete a 20 capítulos de 2,5 a 3,5 centímetros de diâmetro. As flores marginais são liguladas, rosadas, e as do disco são tubulosas avermelhadas. Os frutos são cipselas.
As cinerárias são originárias das Ilhas Canárias. A espécie Senecio cruentus é considerada um dos progenitores da espécie Senecio hybridus, que origina formas variáveis de capítulos de flores dobradas ou não, variando a sua cor do branco a rosa, vermelho, purpúrea, violeta e azuis, mas nunca amarelos. Às flores deste híbrido as floristas atribuem também o nome de cinerárias.
Como referenciar: cinerária in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 00:12:31]. Disponível na Internet: