circuitos elétricos

Um circuito elétrico consiste num conjunto de componentes elétricos ou eletrónicos através dos quais pode circular corrente elétrica.
Em todos os circuitos elétricos têm de existir: um gerador que funcione como fonte de energia; um ou mais recetores que transferem e transformam a energia elétrica que chega até eles; fios condutores de ligação que são o elo de ligação entre os vários constituintes do circuito e um ou mais interruptores.
Existem basicamente dois tipos de circuito: o circuito em série, em que a corrente percorre os diferentes componentes de forma sequencial e o circuito em paralelo, em que a corrente se subdivide em dois ou mais ramos. Os circuitos mais complexos podem conter uma combinação arbitrária de vários destes blocos básicos.
Um diagrama de circuito representa graficamente a forma como os componentes se encontram ligados, utilizando símbolos reconhecidos universalmente para os mesmos.
Um circuito elétrico circular consiste num circuito elétrico no qual os aparelhos são ligados em série, formando um anel e estando ambas as pontas do anel ligadas ao fornecimento de energia. Este tipo de circuito veio substituir o circuito radical.
Como referenciar: circuitos elétricos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 00:13:03]. Disponível na Internet: