Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tempo de leitura< 1 min

Círculo Polar Antártico
favoritos

Paralelo terrestre com uma latitude de 66° 33' 30'' sul. Limita, a norte, a zona frígida do Sul onde a noite no inverno e o dia no verão podem durar e até ultrapassar 24 horas e marca o limite extremo da incidência dos raios solares no solstício de inverno (junho, no hemisfério sul).

O continente da Antártida localiza-se quase na totalidade para sul do Círculo Polar Antártico. Os acidentes geográficos que de forma mais evidente ultrapassam esse limite são a Península da Antártida e o Arquipélago de Palmer (Terra de Palmer), que se localizam na parte ocidental deste continente, no lado da Pequena Antártida.

O Polo Sul encontra-se junto dos Montes Transantárcticos, entre a Pequena Antártida e a Grande Antártida.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Círculo Polar Antártico na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$circulo-polar-antartico [visualizado em 2026-06-24 11:27:45].

Morte no Parque

Lourenço Seruya

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos