Cirene

Cirene é uma cidade da antiga província da Cirenaica, fundada no século VII a. C. por colonos gregos dóricos vindos de Tera (Santorini), conduzidos por Battos e Stavilla. O nome que identifica a cidade líbia vem de Cirene, uma das ninfas da mitologia grega.
A sua situação geográfica é a grande riqueza deste território, servido pelo porto de Apolónia, que lhe permitiu alcançar uma prosperidade que rivaliza com a de Léptis e a de Cartago, cidades situadas mais a oeste, e conquistar um lugar de destaque na História do Helenismo.
A ruína da cidade aconteceu no século VII d. C., mil anos depois da sua fundação, devido à devastadora invasão árabe.
As ruínas de Cirene foram estudadas por campanhas arqueológicas, organizadas por estudiosos italianos, uma vez que entre 1919 e 1935 a parte oriental da Líbia constituiu um governo italiano. De entre os achados arqueológicos destaca-se uma grandiosa necrópole, atestando a riqueza do seu passado. Foi por isso criada a Estação Arqueológica de Cirene, que integra a lista do Património Mundial da UNESCO.
Como referenciar: Cirene in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-17 05:33:06]. Disponível na Internet: