Cisco Systems

Um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos para redes informáticas, a Cisco Systems dedica-se em especial ao desenvolvimento e produção de equipamentos para interligar redes de computadores, como routers e switches.
Não obstante, é responsável por um vasto leque de produtos relacionados com redes locais e Internet, como sejam os servidores de acesso remoto e variados equipamentos de comunicação pela transmissão de voz e dados via IP, ou ainda sistemas de segurança e manutenção de redes.
Embora tenha como clientes preferenciais as grandes empresas de telecomunicações e os ISPs, a Cisco também desenvolve produtos adequados às pequenas empresas e utilizadores individuais. Fundada em 1984 por um grupo de cientistas da Universidade de Stanford, a Cisco Systems rapidamente se tornou líder no desenvolvimento de soluções de hardware e software para tecnologias de redes baseadas no Internet Protocol (IP), para além de se tornar uma das empresas pioneiras na utilização da Internet como veículo para as relações comerciais, servindo-se dela não só para apresentar e vender os seus produtos, como também para oferecer e implementar uma vasta gama de serviços, que vão desde o apoio ao cliente ou formação de funcionários, até à gestão de finanças e processos de fabrico.
Com mais de 34 000 funcionários em todo mundo, a Cisco é responsável pela criação do Cisco Networking Academy Program, um programa de ensino via E-learning dedicado às tecnologias relacionadas com a Internet e dirigido a estudantes de todo mundo.
Lançado a outubro de 1997 em 64 estabelecimentos de ensino distribuídos pelos Estados do Arizona, Califórnia, Florida, Minnesota, Missouri, New York, Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, o programa "Cisco Networking Academy" abrange em 2005 todos os 50 Estados americanos e mais de 145 países diferentes, oferecendo cursos tão variados como Web, Design, Hardware e Software de computadores pessoais, sistemas operativos de redes, UNIX ou JAVA.
Como referenciar: Cisco Systems in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-27 09:24:00]. Disponível na Internet: