cissos

Designação comum de plantas do género Cissus e da família das Vitáceas.
O cisso Cissus antarctica, também vulgarmente denominados falsa-hera, cipós-de-fogo ou uvas-brancas, são plantas trepadeiras semelhantes à videira que podem atingir os 3 metros de altura. As folhas possuem pecíolos curtos e são de cor avermelhada. O limbo é ovado e acuminado, com margens dentadas. Quando plantada, é muitas vezes orientada em suportes para fazer divisórias.
Outra espécie, Cissus rhombifolia, também conhecida por vinha-hera, origina vários cultivares, todos eles possuindo folhas compostas com três folíolos.
As espécies Cissus discolor, Cissus sicyoides e Cissus striata são as menos cultivadas. A primeira espécie tem folhas com a página superior aveludada e com manchas prateadas e roxas entre as nervuras; a segunda espécie possui folhas cordiformes, que enquanto jovens são prateadas; a terceira espécie é a mais pequena de todas elas. As folhas são compostas por cinco pequenos folíolos de cor verde-bronze com nervuras mais claras. Todas elas devem ser podadas na primavera e todas elas se propagam por estacaria. A luminosidade mais adequada é a luz forte sem sol direto durante todo o ano.
Como referenciar: cissos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 18:30:01]. Disponível na Internet: