clã

Grupo de parentesco cujos membros afirmam, sem necessitarem de o demonstrar, a sua filiação num antepassado comum. Os membros de um clã, quando se consideram descendentes unilinearmente em linha paterna de um antepassado comum lendário ou mítico designam-se patriclãs; quando se consideram descendentes unilinearmente em linha materna são chamados matriclãs. O conjunto de indivíduos pertencentes a um mesmo clã exprime-se através de um nome genérico, que nas sociedades arcaicas é o nome do seu totem. O clã totémico é aquele cujos indivíduos pertencem ao mesmo totem e respeitam os mesmos interditos matrimoniais e, nalguns casos, alimentares. A pertença ao clã determina a transmissão da herança e de funções diversas: rituais, económicas, políticas, guerreiras, etc., gerando um espírito de solidariedade.
O termo clã serve também, em Sociologia, para designar um subgrupo que se constitui dentro de um grupo maior e ao qual, de alguma forma, não se conforma inteiramente, constituindo uma pertença distinta e, por vezes, polémica.
Como referenciar: clã in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 06:20:01]. Disponível na Internet: