Claire Danes

Atriz norte-americana, Claire Catherine Danes nasceu a 12 de abril de 1979, em Nova Iorque. Começou a estudar dança aos seis anos e aos nove decidiu que queria ser atriz, fazendo um curso de representação no Estúdio Lee Strasberg. Formou-se em Psicologia pela Universidade de Yale em 2002.
Começou por atuar no teatro, tendo participado em algumas peças como Happiness, Punk Ballet e Kids on Stage.
Estreou-se na sétima arte, em 1994, como Beth March, no filme Little Women (As Mulherzinhas) de Gillian Armstrong, uma adaptação do romance de Louisa May Alcott. Neste filme, Claire fez parte de um elenco de luxo onde se incluíam Susan Sarandon, Winona Ryder, Kirsten Dunst, Christian Bale, Gabriel Byrne e Eric Stolz. No ano seguinte, teve um pequeno papel em How to Make na American Quilt (Onde Reside o Amor), protagonizado por Winona Ryder e Anne Bancroft, atuando ainda em Home for the Holidays (Fim-de Semana em Família), realizado por Jodie Foster, ao lado de Holly Hunter e Robert Downey Jr.
Contudo, foi em 1996, com a adaptação ao cinema de Baz Luhrmann da obra de Shakespeare Romeu e Julieta, Romeo + Juliet, que Claire Danes se tornou conhecida do grande público. O seu desempenho de uma Julieta contemporânea ao lado de Leonardo DiCaprio, como Romeu, valeu-lhe o prémio MTV de Melhor Atriz e concedeu-lhe a possibilidade de outros bons papéis em futuros filmes. Ainda em 1996, fez de apaixonada de Jude Law no drama de Billy Hopkins I Love You, I Love You Not (Viver Sem Medo). Em 1997, entrou no thriller U-Turn (Sem Retorno), de Oliver Stone, onde encarnou o papel de uma adolescente ingénua, atuando ao lado de figuras como Sean Penn, Nick Nolte e Jennifer Lopez, entre outros. Entrou também no filme de Francis Ford Coppola The Rainmaker (O Poder da Justiça), ao lado de Matt Damon e Danny DeVito. No ano seguinte, participou em Polish Wedding (Casamento na Família), e atuou ao lado de Liam Neeson e Geoffrey Rush em Les Miserables (Os Miseráveis), adaptação ao cinema de Bille August do romance de Victor Hugo. Em 1999, atuou em Mod Squad (Mod Squad - O Filme), adaptação cinematográfica de uma série televisiva dos anos 60. Nesta altura, abandonou o cinema para poder estudar e regressou em 2002, com a comédia Igby Goes Down e com o drama The Hours (As Horas), de Stephen Daldry, onde desempenha o papel de filha de Meryl Streep. No ano seguinte, participou na mega-produção Terminator 3: Rise of the Machines (Exterminador Implacável 3: A Ascensão das Máquinas), ao lado de Arnold Schwarzenegger e de Nick Stahl, e, em 2004, protagonizou o filme de época Stage Beauty.
Como referenciar: Claire Danes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-23 14:41:19]. Disponível na Internet: