Claude Shannon

Engenheiro norte-americano formado em Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada, Claude Elwood Shannon nasceu a 30 de abril de 1916, na cidade de Gaylord, Estado do Michigan, e falecido a 24 de fevereiro de 2001, em Melford, Massachusetts.
Shannon frequentou a Universidade do Michigan, onde se formou em Engenharia Elétrica e Matemática, no ano de 1936. Em seguida ingressou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e aí conseguiu obter um Master's Degree em Engenharia Elétrica e um doutoramento em Matemática, em 1940.
Em 1941 publicou a obra "Teoria matemática do analisador diferencial", em resultado do seu trabalho no MIT com um analisador diferencial, um tipo de computador mecânico desenvolvido por Vannevar Bush para calcular soluções numéricas para equações diferenciais. Nesse mesmo ano, Claude Shannon ingressou na empresa AT&T Bell Telephones, onde desempenhou funções de investigação matemática até ao ano de 1972. Com o artigo "Uma Teoria Matemática de Comunicação", que publicou em 1948 no "Bell System Technical Journal", Shannon fundou e lançou os conceitos básicos para uma nova teoria de transmissão e processamento de informação, apresentando um modelo esquemático linear de um sistema de comunicações. Com a sua visão, tornava-se possível partilhar uma variedade de informações (como sons ou imagens) através de fios elétricos, sob a forma binária de zeros e uns, sendo que, até então, a comunicação se julgava limitada à transmissão de ondas eletromagnéticas.
Abatido pela doença de Alzheimer, Claude Shannon viria a falecer a 24 de fevereiro de 2001, na cidade de Medford, Estado de Massachusetts, EUA.
Ao longo da sua vida, recebeu muitos prémios como reconhecimento pelo seu trabalho, entre os quais o Alfred Nobel American Institute of American Engineers Award, que lhe foi atribuído em 1940, a Medalha de Ciência Nacional, em 1966, a medalha de ouro da Audio Engineering Society e o Kyoto Prize em 1985, e ainda, em 2000, o primeiro "Marconi Lifetime Achievement Award" alguma vez atribuído pela fundação Guglielmo Marconi International Fellowship.
Como referenciar: Claude Shannon in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 05:45:35]. Disponível na Internet: