Artigos de apoio

Claudia Schiffer
Manequim alemã, Claudia Schiffer, uma das mais famosas super models do mundo, nasceu a 23 de agosto de 1970, em Dusseldorf, na Alemanha.
Foi numa discoteca da sua cidade natal que um agente da Metropolitan a descobriu, tinha ela 17 anos e um ar de boneca Barbie. Claudia foi convidada a ir a Paris para fazer umas sessões fotográficas. Correu tudo pelo melhor e iniciou aí uma bem sucedida carreira de modelo, deixando para trás o desejo de seguir as pisadas do pai, que era advogado.
Tal como muitas da suas colegas de profissão, teve como rampa de lançamento a revista de moda Elle, onde fez várias capas, não demorando muito tempo a ilustrar diversas primeiras páginas da imprensa especializada europeia. Até hoje, já fez mais de 500 capas de revistas e foi o tema da edição número 1 da Top Model. Em 1989, foi contratada pela Guess? para aparecer em diversas campanhas publicitárias e a sua fama ultrapassou as fronteiras europeias, distinguindo-se das restantes top model pela sua aparência mais robusta. O estilista Karl Lagerfeld ajudou-a a projetar-se ainda mais, mas esta união viria a acabar mal com o costureiro francês a garantir que tinham terminado os tempos da manequim germânica nas passerelles.
Entretanto, fez campanhas para marcas como a Iceberg, Chanel, Versace, L'Oreal e Revlon. Aliás, com esta última empresa, que se dedica a produzir e comercializar produtos cosméticos, o contrato assinado em 2000 tinha uma cláusula onde vinha escrito que, enquanto promovesse a marca, não poderia posar nua. De qualquer forma, Claudia, que teve uma educação católica, desde sempre tornou público que nunca iria aparecer despida.
A manequim alemã trabalhou também com a marca de lingerie Victoria's Secret, com a qual colaborou na elaboração de um soutien cravejado de diamantes, e com a casa francesa de automóveis Citroën, para quem fez diversos anúncios televisivos.
Claudia Schiffer, aos poucos, foi abandonando as passerelles para se dedicar a trabalhos publicitários de fotografia ou televisão, assim como resolveu lançar-se no mundo do cinema, embora sem grande sucesso. De qualquer forma, esta alemã, que em 1995 foi eleita, pela revista de atualidades francesa Paris Match, a mulher mais bela do mundo, lançou calendários com fotos suas, que se tornaram um sucesso de vendas, com parte dos lucros a reverterem para campanhas de combate à SIDA.
Uma videocassete com exercícios para manter a forma é outro dos legados que quis deixar e nela explica que álcool, café e tabaco não podem fazer parte da ementa de quem quer manter um corpo saudável e em forma. Claudia Schiffer foi durante muito tempo noiva do famoso mágico David Copperfield e, durante esse período, teve um acordo pré-nupcial onde se comprometia a não divulgar nenhum dos segredos do namorado.
Como forma de ter outra ocupação, Claudia Schiffer é uma das cofundadoras da cadeia de restaurantes Fashion Café, em parceria com as também top models Elle Macpherson, Naomi Campbell e Christy Turlington.
Como referenciar: Claudia Schiffer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-18 17:37:08]. Disponível na Internet: