Clemente V

Papa francês, de 5 de junho de 1305 a 20 de abril de 1314. Após um período de indecisão que durou quase um ano, os cardeais decidiram finalmente eleger o candidato ardentemente apoiado pelo rei Filipe IV de França: o arcebispo de Bordéus. Chamava-se Bertrand de Got, era irmão de Berard, arcebispo de Lyon, e tinha nascido em Villandraut (Gironde - Gasconha), cerca de 1260.
Foi consagrado na catedral de Lyon, e as primeiras medidas que tomou no seu papado foram as de ilibar os membros da família Colonna envolvidos nos ataques contra o papa Bonifácio VIII, nomear dez cardeais franceses para a cúria (sendo por conseguinte a maioria, o que fez com que durante sessenta e oito anos se nomeassem papas desta nacionalidade) e prometer a Filipe IV que tudo faria para que o domínio francês no seio da Igreja se tornasse preponderante. Mas a proteção do rei francês tinha o seu preço: o papa deveria estabelecer-se em Avignon, nas margens do rio Ródão, sendo deste modo pressionado pelos franceses. Os sessenta e oito anos que durou esta residência papal em Avignon são vulgarmente conhecidos como o cativeiro babilónico de Avignon, fazendo-se o paralelo com os setenta anos que os judeus estiveram aprisionados na Babilónia. Outras fontes dizem, no entanto, que foi a instabilidade política de Roma que decidiu os papas a estabelecerem-se na dita cidade. A excomunhão de Guillaume de Nogaret foi levantada, e as bulas Clericis laicos e Unam sanctam, de Bonifácio VIII, tiveram igualmente de ser anuladas por Clemente V, uma vez que preconizavam a supremacia papal sobre a temporal.
Este pontífice lutou contra a severidade parcial que a Inquisição tinha adquirido, não permitindo sequer a defesa do acusado, e instituiu as reuniões dos cardeais e do papa (chamadas consistórios) como um tribunal de último recurso de toda a Igreja. Canonizou também o papa Celestino V, a cinco de maio de 1311, e tentou colocar um freio ao processo instaurado em França contra os templários, apesar de se ver obrigado a curvar perante as suas confissões, conseguidas sob tortura, e autorizar à Inquisição o desempenho do seu papel.
Este pontífice acabou por falecer em Carpentras.
Como referenciar: Clemente V in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 08:09:24]. Disponível na Internet: