Clint Eastwood

Ator e realizador de cinema norte-americano, Clint Eastwood nasceu a 31 de maio de 1930, em São Francisco, na Califórnia, no seio duma família humilde. Trabalhou como gasolineiro e vendedor antes de tomar a decisão de partir para Hollywood para enveredar por uma carreira artística. Os seus atributos físicos abriram-lhe as portas para um percurso em filmes de série B como Revenge of the Creature (1955) e Francis In the Navy ( Francis na Marinha, 1956).
Após ter atingido algum reconhecimento interno com a série televisiva Rawhide (1959) e farto de esperar por oportunidades de monta no grande ecrã, decidiu aceitar um convite de Sergio Leone, tendo viajado para Espanha e Itália para protagonizar três filmes que constituíram os expoentes máximos do género western-spaghetti: Per un Pugno Di Dollari (Por Um Punhado de Dólares, 1964), Per Qualche Dollaro in Più (Por Mais Alguns Dólares, 1965) e Il Buono, Il Brutto, il Cattivo (O Bom, o Mau e o Vilão, 1966). A sua personagem de "Homem Sem Nome" apaixonou plateias a nível mundial, fazendo de Eastwood um nome a ter em conta em Hollywood, especialmente no campo dos filmes de ação. Foi o realizador Donald Siegel quem explorou todo o seu talento ao criar-lhe outra personagem que ficaria indelevelmente ligada à carreira de Eastwood: o polícia pouco ortodoxo Harry Callahan em Dirty Harry (A Fúria da Razão, 1971). O sucesso da personagem foi tal que Eastwood se viu na contingência de voltar a encarná-la em mais quatro sequelas: Magnum Force (Harry, Detetive em Ação, 1973), The Enforcer (Harry, o Implacável, 1976), Sudden Impact (Impacto Súbito, 1983) e The Dead Pool (Na Lista do Assassino, 1988).
Paralelamente, e influenciado por Leone e Siegel, tentou uma carreira de realizador iniciada com Play Misty For Me (Destino nas Trevas, 1971). Mas nesta nova faceta, Eastwood foi acumulando fracassos sucessivos, o que levou a que, em meados dos anos 80, a sua cotação em Hollywood estivesse bastante baixa. Com o sucesso crítico de Bird (Fim do Sonho, 1988), uma biografia do músico Charlie Parker, ganhou algum fôlego para enveredar por projetos mais ambiciosos. Um deles permitiu-lhe obter o reconhecimento da comunidade cinéfila: Unforgiven (Imperdoável, 1992) marcou a ressurreição do género western, que tinha entrado em decadência nas décadas de 70 e de 80 do século XX, e venceu 4 Óscares da Academia, entre os quais Melhor Filme e Realizador. Apesar de sexagenário, ainda protagonizou filmes de ação como In the Line of Fire (Na Linha de Fogo, 1993) e Absolute Power (Poder Absoluto, 1997), e o melodrama romântico The Bridges of Madison County (As Pontes de Madison County, 1995), ao lado de Meryl Streep.
Já realizador conceituado, continuou a dirigir títulos como Midnight in the Garden of Good and Evil (Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal, 1997), True Crime (Um Crime Real, 1999), Blood Work (Dívida de Sangue, 2002) e Mystic River (2003), um policial que constituiu um dos maiores êxitos de bilheteira do ano e que arrecadou os Óscares para Melhor Ator Principal e Melhor Ator Secundário para Sean Penn e Tim Robbins para além da nomeação para o Óscar de Melhor Realizador para Eastwood. Em 2004, dirigiu o elenco de Million Dollar Baby (que, para além do próprio, integra nomes como Hilary Swank e Morgan Freeman), um filme candidato a sete Óscares - entre os quais os de melhores Ator e Atriz principais, Ator Secundário e de Realização - e merecedor de vários prémios da crítica de cinema. Na grande Noite dos Óscares, no final de fevereiro de 2005, Million Dollar Baby obteve quatro galardões, destinados ao Melhor Filme, à Melhor Realização, à Melhor Atriz Principal (Hilary Swank) e ao Melhor Ator Secundário (Morgan Freeman).
Flags of Our Fathers (As Bandeiras dos Nossos Pais) e Letters from Iwo Jima (Cartas de Iwo Jima) são dois dramas de guerra realizados por Eastwood em 2006, tendo o último recebido o Óscar para os Melhores Efeitos Sonoros. Trata-se de histórias diferentes, segundo perspetivas também diferentes, a norte-americana e a japonesa, focadas, no entanto, sobre o mesmo acontecimento que envolveu as duas nações - a batalha de Iwo Jima ocorrida no contexto da guerra do Pacífico.
Como referenciar: Clint Eastwood in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 04:56:08]. Disponível na Internet: