Clive Barker

Escritor e ilustrador inglês, Clive Barker nasceu a 5 de outubro de 1952 na cidade de Liverpool, onde cresceu. Cedo se apaixonou pela literatura fantástica de mundos imaginários, nutrindo também grande admiração pela cultura medieval. Após ter concluído o ensino secundário em escolas locais, ingressou na Universidade de Liverpool como estudante de Literatura e Filosofia.
Em 1973, após ter terminado os seus estudos, Barker mudou-se para Londres, onde fundou uma companhia de teatro para pôr em palco as peças que escrevia. Conseguindo prosseguir através da década de 70 como encenador, ator e dramaturgo, começou a criar uma realidade própria, repleta de elementos fantásticos, eróticos e de terror.
Depois de ter publicado uma coletânea de contos que passou despercebida pela crítica, Banks conseguiu captar a atenção do público com o aparecimento do seu primeiro romance, The Damnation Game (1985). A obra, de inspiração faustiana, contava a história de um guarda-costas que descobre que foi contratado para proteger a alma do seu patrão e o espírito da sua amada. Seguiram-se as compilações de contos The Inhuman Condition (1986), In The Flesh (1987) e Cabal (1988) e a novela The Hellbound Heart (1987), que decidiu adaptar para o cinema com o título Hellraiser (1987), e que passou a ser acreditado como um filme clássico de terror, continuado por mais três episódios.
Em 1991 publicou Imajica, um romance épico fantástico e, no ano seguinte, uma fábula infanto-juvenil ilustrada com o título The Thief Of Always (1992). Em Sacrament (1996), o autor apresentava a público a pseudo-autobiografia, narrada por um homossexual em busca da sua juventude perdida na Inglaterra.
No ano de 2002 apareceu o primeiro volume da tetralogia Abarat, obra ilustrada baseada no formato dos livros das horas medievais, e em que vinte e cinco ilhas representam outras tantas horas, outros tantos mundos. Barker vendeu os direitos de autor da série à Walt Disney Productions por qualquer coisa como oito milhões de dólares.
Como referenciar: Clive Barker in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 18:53:10]. Disponível na Internet: