Clive Cussler

Escritor norte-americano, Clive Eric Cussler, nascido a 15 de julho de 1931, em Aurora, no estado do Illinois, tornou-se conhecido pelos seus romances de aventura, bestsellers a nível internacional, nomeadamente em Portugal. Entre as suas obras mais conhecidas encontra-se Recuperem o Titanic e Mutação Polar.
Cussler cresceu em Alhambra, na Califórnia, e estudou ainda em Pasadena, até se alistar na força aérea norte-americana. Durante a guerra da Coreia, foi mecânico de aviões e engenheiro de voo. Após o final do conflito criou anúncios publicitários para rádio e televisão.
Em 1965, Cussler começou a escrever, mas só passados oito anos publicou o seu primeiro livro, The Mediterranean Caper, protagonizado pelo seu herói Dirk Pitt, tal como no seguinte, Iceberg. Cussler especializou-se no thriller marítimo e conheceu grande sucesso com o seu terceiro romance, Raise the Titanic (Recuperem o Titanic!), lançado em 1976. Ainda neste ano lançou Vixen 03, que em Portugal teve o título A Chantagem do Vixen 03. Em Portugal foram ainda lançadas obras como Deep Six (A Morte que Veio do Mar), Night Probe! (Exploração Noturna), Inca Gold (Ouro Inca), Polar Shift (Mutação Polar) e Lost City (Cidade Perdida). As obras de Clive Cussler estão publicadas em mais de cem países e mais de 40 línguas. Algumas delas já foram adaptadas ao cinema, nomeadamente Raise The Titanic, de James Jameson, em 1980, e Sahara, em 2005, de Breck Eisner, onde Matthew McConaughey interpretou Dirk Pitt.
Em 1996, lançou o seu primeiro trabalho de não ficção, The Sea Hunters, que lhe valeu, no ano seguinte, um doutoramento na Faculdade Marítima da Universidade de Nova Iorque. Deu seguimento a este trabalho em 2002 com The Sea Hunters II: Diving the World’s Seas for Famous Shipwrecks.
Clive Cussler é o fundador da NUMA (National Underwater & Marine Agency), uma organização não-lucrativa dedicada à história marítima e naval norte-americana. Esta agência costuma desempenhar um papel fundamental nos romances do seu fundador.
Clive Cussler é também membro do Clube de Exploradores de Nova Iorque e da Real Sociedade Geográfica de Londres. O escritor conquistou o Lowell Thomas Award pelos seus feitos em exploração submarina.
Como referenciar: Clive Cussler in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 05:31:46]. Disponível na Internet: