cloropicrina

A cloropicrina consiste numa arma química utilizada durante a Primeira Guerra Mundial. É um composto letal que ataca os pulmões e atua como o gás lacrimogéneo.
A cloropicrina foi utilizada pela primeira vez em agosto de 1916, pelos russos, contra os alemães, sendo depois utilizada por todas as nações.
Também designada por nitroclorofórmio, era usada como nuvem de gás após ser disparada em projéteis de artilharia ou de morteiros. Penetrava nas máscaras de gás, causando náuseas, vómitos, cólicas e outros efeitos, e obrigando os soldados a retirar as máscaras, o que os deixava vulneráveis a concentrações mortíferas de outros gases, que eram disparados simultaneamente, tais como o fosgénio. Com o tempo, as máscaras acabaram por ser impermeáveis a este tipo de gás, o que, em conjunto com o longo tempo que demorava a desaparecer do campo de batalha, limitando o seu uso tático, levou a que fosse abandonada.

Como referenciar: cloropicrina in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-20 12:19:27]. Disponível na Internet: